top of page

Restaurantes Pop-UP

Os restaurantes efêmeros estão adquirindo cada vez mais força como formatos inovadores na captação de clientes desta época. E o tempo é exatamente o fator principal para o sucesso dessas experiências, porque os clientes se sentem especialmente atraídos pelas edições limitadas, onde o “apenas por alguns dias” produz uma necessidade de consumo imediato.

Outro elemento dos restaurantes pop-up que também fascina de é a mobilidade. Por serem projetos que mudam de lugar e, em alguns casos, de staff, geram tal expectativa e curiosidade que chegam a esgotar suas reservas logo que são anunciados. Um boom que está dando a eles até mesmo um prestígio cultural dentro do setor.

Achou interessante esta tendência gastronômica?

Sirva-se de um café, acomode-se em seu assento e continue lendo sobre as diferentes formas de captação de clientes dos restaurantes pop-up. Quem sabe se anima a montar um!

Equipes gastronômicas que montam experiências pop-up

Em seu conceito original, os restaurantes pop-up são equipes gastronômicas que circulam por diferentes espaços, oferecendo seus produtos por dias, semanas, meses ou temporadas. Trabalham com todos os elementos de um restaurante convencional, mas sem uma sede fixa, e é aí que está a magia do seu espetáculo com data de validade.

Restaurante: Albert

Localização:.Laje do edifício Vanderborght, durante a Arte Independente de Bruxelas

Um bom exemplo desse formato é o coletivo chamado Point Albert, que monta e desmonta o universo de seu restaurante pop-up, .Albert, de acordo com a ocasião. Na imagem, eles são a atração gastronômica da última edição da Feira de Arte Independente de Bruxelas .

Restaurantes que abrem suas instalações a restaurantes pop-up

Há restaurantes que participam dessa tendência, abrindo seus espaços para outros restaurantes por um tempo limitado , para aumentar a captação de novos clientes e também sua fidelização, uma vez que os seus clientes regulares agradecem a oportunidade de experimentar pratos feitos por novas mãos nas mesmas mesas que normalmente reservam.

Restaurante fixo: Eataly

A rede de alimentos Eataly, conhecida por incentivar a produção gastronômica local, organizou um evento para divulgar a cultura culinária da Sicília em seus fogões e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência pop-up. Para isso, abriu as portas de seu restaurante em Milão ao restaurante pop-up Assud, cuja equipe cozinhou , por um mês, um menu degustação composto por receitas do sul da Itália feitas com produtos locais.

Dado: Se oferecer experiências pop-up, lembre-se de publicá-las em seu perfil no TheFork, para que os clientes façam suas reservas e você garanta sua ocupação. Clique aqui se ainda não está em nossa plataforma.

Restaurantes que mudam temporariamente

e fazem uma experiência pop-up

Caso contrário ao do exemplo anterior. Um restaurante muda, durante um tempo, sua localização, seu cardápio, estilo e até mesmo sua imagem, para se transformar em pop-up. Uma boa estratégia para aumentar a visibilidade nas redes sociais como Instagram, por exemplo, já que os seguidores com certeza irão se surpreender com essa nova faceta do restaurante. Também serve como estratégia pontual para aumentar as vendas em datas-chave.

Restaurante: Bon Bon

Projecto pop-up: Bistro d’été

Localização: Restaurante María, em Bruxelas, Bélgica.

Em 2017, o reconhecido chef Christophe Hardiquest e sua equipe do restaurante Bon Bon precisavam fazer reformas que levariam dois meses. Como, financeiramente, não podiam se permitir fechar por tanto tempo, criaram o Bistrot d’Été, uma experiência pop-up que instalaram no mítico restaurante María, de Bruxelas, durante o verão. O resultado foi que os clientes ficaram querendo mais, o que lhes permitiu captá-los para a reabertura do Bon Bon, em setembro.

Restaurantes que convidam chefs para fazer eventos pop-up

Na era de los chefs que são como “estrelas do rock”, é natural que abundem os eventos pop-up onde os protagonistas sejam essas figuras. Podem se tratar de estrelas Michelin ou de jovens talentos, a verdade é que os clientes reservam sua cadeira com antecedência para conseguir desfrutar desse prazer efêmero.

Restaurante: Les Résidents

Data: Muda constantemente.

Localização: Paris.

Como o seu nome indica, é um restaurante de chefs. O conceito é que na cozinha sempre haja chefs residentes e que os clientes tenham sempre diferentes experiências culinárias. Seus donos apostam em uma aventura, na qual jovens talentos vivem a experiência de serem chefs antes de lançarem seus próprios negócios, enquanto seus clientes experimentam diferentes criações, ingredientes, receitas e sabores de diferentes latitudes.

O que acha da tendência dos restaurantes efêmeros?

Um grande desafio! Certo?

Uma estratégia de captação de clientes que implica um bom conceito, uma coordenação impecável, acertar em cheio os lugares e eventos onde realizá-lo e, claro, muita criatividade para deixar os clientes boquiabertos.

Você alguma vez já pensou em ter um projeto semelhante?

bottom of page