top of page

Como Funciona o Sabonete INOX

saboneteinox2-800x600.jpg

Existe no mercado uma novidade que tem ganhado a aprovação das cozinheiras, um sabonete feito de aço inoxidável. Conhecido como sabonete inox, esse produto consegue remover facilmente vários cheiros desagradáveis das mãos, principalmente os deixados pelo alho e pela cebola.

O seu uso se dá da seguinte forma: deve-se lavar primeiro as mãos com um sabão ou sabonete comum, enxaguar para tirar a espuma e, debaixo da água corrente, esfregar o sabonete inox com as mãos, passando-o em todas as partes, inclusive entre os dedos, por cerca de 30 segundos.

Um aspecto muito bom desse produto é que ele não se desgasta, ou seja, pode ser usado “para sempre”. Também não agride o meio ambiente, não possui perfume e seus preços variam entre R$ 9,00 a R$100,00.

O cheiro desagradável do alho que fica nas mãos surge quando o cortamos ou amassamos

Outros odores desagradáveis de muitos alimentos são causados também por ácidos carboxílicos.

O aço inoxidável do qual é formado o sabonete citado é uma liga metálica formada por 74 % de aço (que, por sua vez, é feito de aproximadamente 98,5% de ferro, de 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e fósforo), 18% de cromo e 8% de níquel. Essa liga praticamente não oxida, por isso recebe o nome de inoxidável.

Assim, os fabricantes desse produto dizem que os odores são eliminados pela capacidade do aço em catalisar a oxidação dos ácidos e do enxofre responsáveis pelos odores.

Vale lembrar também que você pode se livrar do cheiro de alho nas mãos esfregando as mãos em outros utensílios de cozinha que forem feitos de aço inoxidável, tais como os talheres.

Por Jennifer Fogaça Graduada em Quím

Fonte: Brasil Escola - Química.a

bottom of page